Pale Blue Dot

Uma famosa fotografia tirada pela "Voyager 1" a 6,4 mil milhões de quilómetros da Terra, inspirou Carl Sagan a dar o título de "Pale Blue Dot" a um livro seu (1994) .
O vídeo abaixo foi realizado com base nessa fotografia e é um documento muito interessante que nos mostra o nosso planeta como um grão de pó insignificante, embora, apesar disso, seja... tudo o que temos.
O vídeo encontra-se no YouTube mas esta versão foi traduzida pelo Carlos Pessoa



Nota posterior: Depois da maldade que o serviço Mojiti fez ao Carlos Pessoa, alterei o vídeo acima, colocando o original (sem tradução...)

Rómulo de Carvalho

O conjunto de vídeos abaixo fazem parte de um documentário realizado pela Diana Andringa para a TV2 em 1996. Tirei a playlist do YouTube a partir do blog do Carlos Portela, de onde também retirei o texto seguinte da autoria do Carlos Fiolhais:

"Rómulo de Carvalho é, para nós, tanto aprendizes como ensinadores de Física, uma figura exemplar num tempo em que as figuras exemplares não abundam. É para nós um modelo a seguir e um estímulo para prosseguir. Ensinou-nos não só o valor inquestionável da experiência mas também o valor primordial da imaginação e da inteligência. Ensinou-nos ainda a virtude pedagógica da clareza e o prazer sedutivo da linguagem."


Teachers promised freedom

"We have thought for some time that the curriculum was too content-driven with no time for teachers to develop concepts," says assistant principal Graham Allen.

"Schools need to develop opportunities for independent learning. When the national curriculum came in there was an emphasis on discrete subject areas, and teachers had to make sure specific content was covered. We are now moving back to topic-based approach to learning."

Under the changes, the curriculum will be less prescriptive, content will be cut, and teachers will be expected to innovate and use their skills creatively.

Individual subjects will remain, with a continued strong emphasis on literacy and numeracy, but there will be a more thematic approach to teaching in other areas. So elements of drama may be incorporated into history, maths in to geography and so on.

Retirado do The Guardian

Agarrem-me que eu vou para Inglarerra!
Que vontade de rir ao comparar isto com o que por cá vai...

Torga

O Miguel Torga é uma descoberta recente (9-10 anos). Admiro nele sobretudo a inteireza de carácter de um homem radicalmente livre e independente. Bravio. E também a secura da escrita.
Em "A Criação do Mundo", uma autobiografia, pode ler-se:

«Sempre combatera abertamente a praxe, e considerava a capa e batina símbolos anacrónicos dum passado morto.
- Sou contra a farda! - costumava dizer, dando à palavra um sentido largo, que abrangia togas uniformes, roupetas - todos os trajes que cobrissem o homem de uma dignidade exterior.
- Sou civil - acrescentava. - Portanto, concebo apenas o cidadão comum, sem atavios de qualquer ordem.?

Toca-me particularmente este "Sou civil".

Guerra civil

"Vivimos hoy inmersos en la cultura neoliberal. Sus presupuestos lo impregnan todo. No sólo inspiran la alta política y la macroeconomía sino que influyen en las concepciones, las actitudes y los comportamientos de los ciudadanos. ¿Qué presupuestos son esos? El individualismo exacerbado, la competitividad extrema, la obsesión por la eficacia, el capitalismo salvaje, el relativismo moral, el imperio de las leyes del mercado, la pasión por el consumo... En este clima es fácil que prospere la consigna de "sálvese el que pueda", de "cada uno a lo suyo", de "hay que ganar a los demás" y de "todo vale"... Cuando cada uno va a lo suyo, es fácil que se camine al "todos contra todos"... A la guerra civil. Sin ánimo de ser catastrofista (porque también hay en esta sociedad personas generosas, posiciones antiglobalizadoras, movimientos feministas, corrientes pacificadores, dinámicas ecologístas...) es preciso decir que el caldo de cultivo es preocupante."
Miguel Angel Santos Guerra, terrear

Raio do puto!

"Durante a visita a uma velha escola, ouvi um velho e esclerosado professor (...) exclamar: “Nesta turma, tenho um aluno que faz muitas perguntas e que me quebra o ritmo da aula! Ainda se as perguntas tivessem relação com o meu plano de aula, ainda vá!... Mas nem isso!”
(...) E, quando me perguntam se a aprendizagem deve estar centrada no conteúdo, no professor, ou no aluno, eu respondo que está centrado na relação. Na relação entre os alunos, entre os alunos e o saber, na relação entre aluno e professor, na relação entre professores. Aprendizagem é dialogia. O diálogo é policromático. O monólogo é monocromático."

José Pacheco
, A Página

Chaves do sucesso educativo finlandês

Um artigo de Marta Vázquez Reina, citado no Aulablog21, dá conta das razões por que os alunos finlandeses conseguem tão bons resultados académicos em concursos internacionais. Destaques:

  • el 55% de las familias finlandesas se consideran los primeros
    responsables de la educación de sus hijos, esto es
    porque participan activamente en ella gracias a las medidas de
    conciliación laboral y familiar que existen en este país;
  • alto nivel de formación de los adultos (34% de la población de 25-64
    años tiene estudios superiores), lo cualgenera el entorno familiar más
    propicio para que los estudiantes obtengan buenos resultados académicos;
  • amplia red de bibliotecas, más de 1.900 bibliotecas públicas, la
    potenciación indirecta de la lectura y los idiomas que proporciona la
    televisión en Finlandia (no se traduce ningún programa ni película
    extranjera, por lo que desde muy pequeños los niños aprenden a leer los
    subtítulos rápidamente y se familiarizan con otros idiomas), y elevado
    índice de lectura (87% de la población) y difusión de prensa, el más
    alto de Europa;
    (Não é por aqui. Em Portugal também não se traduzem os filmes...)
  • Tienen una secundaria obligatoria (7º a 9º) que dura tres años, una vez
    terminados estos estudios, se puede acceder al bachillerato (tres
    cursos más) o a estudios profesionales de dos o tres cursos;
  • La sólida y duradera formación de los profesores en Finlandia es una de
    las claves más importantes del éxito del sistema educativo.

Shift Happens



Outra vez a onda... Estou a avisar!...

Classroom 2.0 - Catch the wave!



Se tiveres medo, és levado na maré...

As aprendizagens do séc XXI



Ler, escrever e contar já não chega...
Ao lado podemos ver quais serão as aprendizagens do aluno deste novo século.
A gestão da informação é um ponto essencial...

[Retirado de 21st Century Skills ]