"Livros escolares em wiki"

Mais uma vez os manuais escolares: no seu Ponto Media, António Granado afirma:

"Quem é que em Portugal está a apostar nesta área dos recursos educativos gratuitos (livros escolares em wiki, páginas de exercícios de acesso livre, etc…)? Estou muito interessado em ter alguns contactos"

Sinto estas palavras como um desafio. Sei, sabemos muitos dos que andamos por estas bandas digitais, que o caminho a seguir é este. É inevitável. Daqui a muito poucos anos vai ser assim. De que estamos à espera para entrar na carruagem do comboio que começa a marcha?

OLPC

Ainda a propósito do preço dos manuais escolares de que falo no post anterior, recordo o projecto que tem sido desenvolvido sob a designação One Laptop Per Child (OLPC). Na OLPC Wiki pode ler-se:

It's an education project, not a laptop project.
Nicholas Negroponte

This is the wiki for the One Laptop per Child association. The mission of this non-profit association is to develop a low-cost laptop—the "$100 Laptop"—a technology that could revolutionize how we educate the world's children. Our goal is to provide children around the world with new opportunities to explore, experiment, and express themselves.

Pode ainda ver o vídeo de apresentação do projecto:

Requiem pelo manual escolar

Poucos dias depois de ter lido no Público que um aluno do 7º Ano de escolaridade pode gastar mais de 150 euros pelos manuais adoptados, leio este post no Infinite Thinking Machine que me parece fazer todo o sentido. Um extracto:

Rather than continue to perpetuate this age-old pattern of purchasing behavior in our schools, it's time to declare a moratorium on textbook purchases.

The day of the paper-based textbook is over. The era of digital curriculum has dawned, and it is fiscally irresponsible for school district leaders to continue to purchase paper-based curriculum materials in light of the digital curriculum resources now available and continuing to become available via electronic means. Digital, web-based curriculum materials are vastly superior to static, analog/paper based curriculum materials for many reasons.

Google Earth 4.2... já vem com o céu integrado!


Internet e um projector na minha sala de aula, por favor...

P.S.: Já agora, outras opções para visualizar o céu poderão ser os programas Celestia e Stellarium. Apenas a partir do browser, o Wikisky é um boa opção. Os dois primeiros exigem download e instalação mas têm vantagens na qualidade gráfica...

JiTT, Peer Instruction , Physics by Inquiry

Nos próximos tempos, pretendo aprofundar conhecimentos nas seguintes áreas:

JiTT - Just-in-Time Teaching

Peer Instruction (de Eric Mazur, que deu recentemente uma entrevista ao New York Times)

Physics by Inquiry

"Tecnologia, conteúdos e formação"

"O Programa Tecnológico da Educação — que deverá estar concluído em 2010 — tem como principais objectivos "atingir o rácio de dois alunos por computador com ligação à Internet", garantir em todas as escolas o acesso à Internet em banda larga, a criação do cartão electrónico para todos os alunos e a disponibilização de endereços electrónicos a todos os alunos e docentes.(...)

(...) o "kit tecnológico escola", que visa dotar todas as escolas de um número adequado de computadores, impressoras, videoprojectores e quadros interactivos.

(...) está prevista a ligação de todos os computadores das escolas através de banda larga de alta velocidade, a criação de redes locais e a dotação da totalidade das escolas com sistemas de alarme e videovigilância.

No eixo dos conteúdos, um dos projectos chave é o mais-escola.pt, que visa promover "a produção, distribuição e a utilização de conteúdos informáticos nos métodos de ensino", como por exemplo a criação da sebenta electrónica.

Outros dos projectos deste eixo é a escola Simplex, que tem como objectivo aumentar a eficiência da gestão e comunicação entre os agentes da comunidade educativa, bem como generalizar a utilização de sistemas electrónicos de gestão de processos e de documentação."
Inegavelmente, boas notícias. Mas temo que tanto hardware não se faça acompanhar devidamente de formação. Além de que o aumento da idade da reforma não ajuda nada nesta questão. As coisas são o que são...

O valor da criatividade segundo Ken Robinson

No sumário do vídeo pode ler-se:

"A must-see for every parent and teacher. Education guru Sir Ken Robinson makes an entertaining (and profoundly moving) case for creating an education system that nurtures creativity, rather than undermining it. Sir Ken Robinson is author of "Out of Our Minds: Learning to be Creative," and a leading expert on innovation in education and business. (Recorded February, 2006 in Monterey, CA.)"
O vídeo demora cerca de 15 minutos mas vale bem a pena (ou)ver um grande comunicador como Ken Robinson dizer de outro modo o mesmo que Steiner no post anterior:

Anti-ensino

Em termos estatísticos, o anti-ensino constitui praticamente a norma. Os bons professores - os que alimentam a chama nascente na alma do aluno - são talvez mais raros do que os músicos virtuosos ou os sábios.

George Steiner, As Lições dos Mestres

[via Travessias]

Jogo ajuda a prevenir bullying

De acordo com o JN de hoje, foi criado em Portugal um jogo que ajuda a prevenir o bullying nas escolas.

Desenvolvido pelo GAIPS - Grupo de Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticos - do departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico (...) este "jogo" destina-se a apoiar o ensino social e relacional, ajudando o adolescente a entender as dificuldades que enfrenta quem é discriminado ou sujeito a actos de ameaça ou violência dentro da escola. O "bulliyng" - definido pelos especialistas como "um comportamento agressivo repetitivo, que ocorre regularmente" - pode ser concretizado a nível físico - em agressões - ou a nível relacional.
Ver notícia completa.