What luck for rulers that men do not think.
- Adolf Hitler
Tu que o digas...
Etiquetas: (Ex)citações da Matéria
Publicada por António à(s) sábado, dezembro 30, 2006 0 comentários
Adivinhem de quem é a culpa...
"O planeta está a aquecer e a culpa, em grande parte, é do homem. Mesmo que hoje se reduzissem drasticamente as emissões de gases com efeito de estufa, o aquecimento global é inevitável pelo menos nos próximos cem anos. São as conclusões de um relatório de referência que reúne 2500 cientistas de todo o mundo. O tom é de alerta. Os decisores políticos saberão lê-lo?"
Público, 27/12/06
Etiquetas: desenvolvimento sustentável
Publicada por António à(s) quarta-feira, dezembro 27, 2006 0 comentários
Colocar áudio num Blog com o del.icio.us
Uma forma fácil de colocar um clip de áudio num blog é usar o PlayTagger do del.icio.us.
Ver como aqui.
Etiquetas: Estado da Matéria, Matéria dos Sons
Publicada por António à(s) sábado, dezembro 23, 2006 1 comentários
Personalidade do ano - EU
"Cria o seu próprio jornal diário, fornece filmes para milhões de utilizadores, distribui textos e fotografias da sua autoria e pequenos ficheiros de áudio, pelo mundo, está em contacto com outros fornecedores de conteúdos em todo o mundo. Esta é a pessoa do ano de 2006, segundo a Time. Não tem nome. É o cidadão anónimo, que navega na segunda geração da Web, a rede social."- Público , 19/12/06
Etiquetas: Estado da Matéria
Publicada por António à(s) terça-feira, dezembro 19, 2006 0 comentários
New Blogger - mais um passo!
O Google continua a deliciar a malta...
Publicada por António à(s) sábado, dezembro 16, 2006 0 comentários
Laboratório Chimico abre como museu de ciência
PUBLICO.PT:
"Foi dos primeiros edifícios construídos para o ensino da química no mundo, a mando
do Marquês de Pombal, em Coimbra .
O biólogo Paulo Gama Mota e o físico Carlos Fiolhais são os cicerones, em passo apressado, que há muito para ver, do Laboratório Chimico, a sede do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra, que é inaugurado hoje pelo ministro da Ciência, José Mariano Gago, e pela ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.
Na frontaria, sobressai a luminosidade de um edifício acabado de recuperar, além do nome antigo bem lá no alto, 'Laboratório Chimico'. Ali à porta, Gama Mota, director do museu, sublinha a importância do edifício, construído entre 1773 e 1775 a mando do Marquês de Pombal: 'É o mais antigo laboratório químico do mundo que resistiu até hoje.' É provável até que seja o primeiro laboratório construído de raiz para o ensino da química, mas Paulo Gama Mota não arrisca tanto. 'É contemporâneo do nascimento da química moderna.'"
Publicada por António à(s) terça-feira, dezembro 05, 2006 0 comentários
Joaquim Azevedo #2
PUBLICO.PT: "Os nossos problemas vêm mais detrás e, seja lá como for, o Estado Novo já acabou há mais de 30 anos. Não será antes algo mais enraizado, algo que nos distingue, por exemplo, da Finlândia, onde a maior parte dos índices de desenvolvimento do sistema, ou de investimento no sistema, são semelhantes, mas os resultados muito melhores? Uma vez um responsável finlandês disse que isso talvez fosse devido ao facto de a Finlândia ser o país do mundo onde os pais ocupam mais tempo a ler histórias ao filhos, em vez de os deixarem em frente da televisão ou com a consola de videojogos.
Essa questão que coloca é fundamental. Não podemos entregar tudo à escola, temos de assumir outras responsabilidades. Ora, a verdade é que para ler aos filhos é necessário saber ler e ter livros em casa, o que muitas vezes não acontece. Mesmo assim, as famílias devem ter um contributo muito mais decisivo, especialmente explicando-lhes que a educação é o melhor investimento que podem fazer na sua vida. Nós carregamos a escola com todos os fardos da educação e das debilidades sociais e depois deixamo-la sozinha a resolver todos os problemas."
Publicada por António à(s) terça-feira, dezembro 05, 2006 0 comentários
Joaquim Azevedo
PUBLICO.PT: "O Estado não deve gerir a escola, antes devolvê-la aos seus actores
Portugal não pode continuar a ter políticas tão centralistas e 'iluminadas' se quiser mudar, para melhor, o sistema de ensino. Deve haver menos leis e mais autonomia e responsabilização das escolas. E nada se conseguirá sem envolver as famílias e as comunidades locais. O que quer dizer que o problema não está só, para o antigo secretário de Estado da Educação, nos curricula, nos professores ou nos manuais escolares. E até se poderiam congelar
por alguns anos as leis que temos."
Publicada por António à(s) segunda-feira, dezembro 04, 2006 0 comentários