Alterações climáticas - Relatório Stern

PUBLICO.PT: "Principais pontos do relatório Stern
- As alterações climáticas são uma realidade, comprovada em centenas de relatórios científicos que calculam que, se nada se fizer, as temperaturas globais aumentarão entre dois a três graus nos próximos 50 anos"

:: Portal das Energias Renováveis ::

:: Portal das Energias Renováveis ::
Outro site muito interessante sobre energia...

Ecocasa

Ecocasa - este site é interessante e tem muita informação sobre consumo energético.

Vicente Jorge Silva no seu melhor

DN Online: O pára-quedas de Mourinho

(embora me lembre dele bem mais acutilante e sem tantas "hesitações"...

Ensinar muito falando pouco!

Edições ASA:
"Podia ser um princípio pedagógico fundamental: quanto menos falamos mais temos possibilidades de muito ensinar.
De facto, o falar está do lado da transmissão, do ensino expositivo, do ensinar o mesmo a todos no mesmo espaço e tempo. É, muitas vezes, o caso do linguista que ensinou o seu cão a falar. E o drama é que, não obstante ele ter ensinado tudo muito bem, o cão não aprendeu. Isto é: o problema não foi dele que ensinou. Foi do cão que não aprendeu.
Ensinar muito com o que somos. Com os valores que emergem dos nossos juízos e das nossas práticas. Com as regras explícitas e implícitas que praticamos.
Ensinar muito colocando os alunos em situação de pesquisa e de produção. Trabalhando individualmente, em pares ou em equipa. Produzindo os mais diversos artefactos desenvolvendo as competências de procura, de aplicação, de avaliação, de síntese, de apresentação e discussão pública.
Na maior parte das vezes, não é ouvindo que se aprende. É experimentando, ensaiando, fazendo, errando e percebendo porquê. E então o professor é aquele que fala para orientar para acção, é o que escuta, é o que observa, o que ajuda…
Aprender a falar pouco. Aprender até a estar calado! Eis toda uma filosofia de ensino! Eis um bom programa para um círculo de estudo! Nenhum Centro de Formação quererá pegar nesta ideia?"

José Matias Alves

Manif em Lisboa

TSF Online: "Milhares de professores começaram, esta tarde, a descer a Avenida da Liberdade, em Lisboa, num protesto nacional contra a revisão do Estatuto da Carreira Docente. A contestação foi agendada por 14 sindicatos."

Nobel da Química 2006

PUBLICO.PT: "O investigador norte-americano Roger D. Kornberg foi hoje distinguido com o Prémio Nobel da Química 2006. O cientista foi galardoado pelo seu trabalho sobre o processo utilizado pelas células para copiar a informação genética que é depois utilizada pelo corpo.

Kornberg, 59 anos, é professor e investigador na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e foi galardoado pelo seu estudo sobre 'a base molecular da transcrição eucariótica' necessária para todas as formas de vida."

Nobel da Física 2006

PUBLICO.PT:
"O Prémio Nobel da Física 2006 foi hoje atribuído aos norte-americanos John C. Mather e George F. Smoot pelos seus trabalhos na área das radiações cósmicas, que permitem uma melhor compreensão sobre o Big Bang, o fenómeno que terá originado o universo."

Diário Digital: "Quercus apela à construção de edifícios menos poluentes
A Quercus apelou hoje para a construção de edifícios menos poluentes que incorporem energias renováveis e materiais mais sustentáveis.

No Dia Mundial da Arquitectura, os ambientalistas entendem que «cabe ao arquitecto a responsabilidade pelo desenho do ambiente construído», sendo a arquitectura sustentável directamente responsável pela qualidade do habitat humano.

«A arquitectura não pode nem deve ser encarada como uma mera construção de espaço; ela é muito mais do que isso, trata e influencia directamente todo o habitat humano que, tanto quanto possível, deve viver em harmonia com a natureza», refere a Quercus num comunicado."