"Livros escolares em wiki"

Mais uma vez os manuais escolares: no seu Ponto Media, António Granado afirma:

"Quem é que em Portugal está a apostar nesta área dos recursos educativos gratuitos (livros escolares em wiki, páginas de exercícios de acesso livre, etc…)? Estou muito interessado em ter alguns contactos"

Sinto estas palavras como um desafio. Sei, sabemos muitos dos que andamos por estas bandas digitais, que o caminho a seguir é este. É inevitável. Daqui a muito poucos anos vai ser assim. De que estamos à espera para entrar na carruagem do comboio que começa a marcha?

2 comentários:

Squeezy disse...

Chego aqui precisamente atraves do Ponto media... tb sera aqui que deixo uma questao...

Diz no Ponto Media que para os seus alunos já n exige a obrigatoriedade os livros. Mas e todos eles sabem disso?

Esta questao deve-se a k quando andava no secundario, aconteceu-me por diversas vezes, querer falar com os Professores de determinadas disciplinas e nao conseguir. Pois disciplinas como Frances, ingles entre outras tinham um livro de exercicios que mts vezes nem chegava a ser utilizado (dinheiro deitado fora).

Por inumeros anos tentei falar com alguem nas escolas que me desse essas informacoes e o k acabava sempre por ouvir era o mesmo..."mais vale comprar menino"!

António disse...

Caro squeezy,
quem disse no Ponto Media que não exigia os manuais aos seus alunos foi outro professor que não eu. Seja como for, deixe-me registar a estranheza de não conseguir falar com os professores de determinadas disciplinas... Deve estar a referir-se às semanas antes do início do ano lectivo, certo?
Mas de facto, infelizmente, é muito vulgar que livros adoptados por um determinado grupo disciplinar sejam muito pouco utilizados. Nesses casos, os encarregados de educação têm, na minha opinião, legitimidade para pedir responsabilidades a quem de direito...