Diigo: muito mais del.icio.us!

Socialbookmarking
O socialbookmarking é talvez a ferramenta que melhor encarna a Web 2.0. Quando fazemos bookmarking num determinado site ou numa simples página, etiquetando-a e acrescentando-lhe uma descrição, estamos a acrescentar valor à mesma. Se, além disso, essa informação estiver online e disponível para todos, as nossas buscas na net passarão a ter mão humana - a dos outros - e não estarão sujeitas apenas a um algoritmo de pesquisa que, por muito sofisticado que seja, é só um... algoritmo.
O serviço de socialbookmarking mais conhecido é o del.icio.us. É fácil de usar e, como tem um nome estranho, tornou-se o mais popular. Utilizo o del.icio.us há cerca de um ano e meio e, há alguns meses, coloquei na barra lateral deste blogue um likroll dos meus bookmarks (tanto termo anglo-saxónico! Mas como fugir-lhes?...). Costumo inclusivamente pensar que esse linkroll é a única coisa que vale a pena no blogue...

Nem vos Diigo nada
Até que... encontrei o Diigo. Em breves palavras, diria que o Diigo é o socialbookmarking levado aos limites. A quantidade de coisas que se pode fazer com as nossas bookmarks é imensa. Aqui fica uma breve lista das mesmas:

  • Além do simples bookmarking da página e da sua etiquetação, é possível sublinhar partes dessa página e acrescentar-lhe sticky notes que ficarão sempre visíveis quando lá voltarmos;
  • Pode-se criar grupos de trabalho, sendo que os membros desse grupo podem aceder, anotar, sublinhar e classsificar os bookmarks de todos;
  • Pode-se criar listas de páginas em sequência que posteriormente podem ser apresentadas num slideshow;
  • Tudo é bastante configurável: pode-se decidir o que partilhar e com que grupos partilhar;
  • Um conjunto de ferramentas que permite interagir com outros serviços: uma barra de ferramentas para o browser; acrescentar uma entrada no Twitter com um simples clique; envio automático para o blogue pessoal; para os mais nostálgicos também é possível adicionar automaticamente as novas entradas na nossa conta do del.icio.us!; e, finalmente, é possível colocar automaticamente no blogue pessoal a lista de bookmarks dia-a-dia (o del.icio.us também tem isto mas não funciona com o Blogger...). A entrada anterior é exemplo disso mesmo. Não tive de fazer nada, o Diigo acrescentou a este blogue os bookmarks públicos que efectuei no dia anterior.

De certo modo, podemos encarar o Diigo como uma forma de leitura colectiva - como se estivéssemos todos a ler um imenso livro e soubéssemos quais os destaques e comentários que os outros (amigos ou não) fizeram dessa leitura. Conectivismo, dizem eles... (Não resisto: ao procurar o link para "dizem eles", encontrei um comentário de um utilizador do Diigo nessa página ;-))
Para mim já chega: bye-bye del.icio.us, olá Diigo! Já agora, fica abaixo um vídeo que mostra algumas das inúmeras possibilidades deste serviço.

Sem comentários: