Renovar o ensino. Ideias de futuro.

Acabo de ler um artigo muito interessante numa "revista" online intitulada IM Magazine.
Chama-se "Renovar o ensino. Ideias de futuro" e é da autoria de Isabel Mendonça.

Quem utilizar o Diigo, pode juntar-se à "conversa" que iniciei em torno do artigo...
Sim, porque o Diigo também pode ser encarado como uma "rede social" - com a diferença de que se centra nos objectos (textos, sons, imagens) e não nas ferramentas (blogues, fóruns, mail,...).

(Amigos do Interactic, faço-me entender? Para quê repetir a mesma entrada em sítios diferentes?...)

2 comentários:

José Paulo Santos disse...

Amigo António, até poderia concordar com as tuas afirmações, se tivéssemos professores com as tuas competências em TIC... Repara há quanto tempo se abriu o Interactic 2.0 e podemos constatar que são praticamente os mesmos a partilhar, a comentar, a discutir os vários assuntos.
Como bem sabes, descobrimos o Diigo após a abertura da rede Interactic. Não vejo mal algum em "duplicar" entradas! Importa, neste momento, que se cultive a participação e a partilha activas, seja como e onde for!
Quem me dera que, de uma vez por todas, acabemos por nos centrar todos nos objectos e não nas ferramentas. Porém, esta ainda não é a realidade. Temos de ser tolerantes e pacientes com aqueles que apenas agora vão nascendo e vendo.
Tens feito um excelente trabalho e prestado um bom serviço à educação. Tens o mérito de querer ir mais longe e depressa. O pelotão da frente poderá ser sempre um incentivo e uma motivação para aqueles que desejam acompanhar a corrida...
Continuemos a desbravar terreno!

António disse...

Viva, José Paulo!
Obrigado pelas simpáticas palavras, principalmente quando me começa a faltar "gás" para dar a "matéria" toda...
Tens toda a razão quanto à paciência de que nos devemos investir nesta demanda rumo ao futuro. A dificuldade em ser paciente é tanto maior quanto mais claramente vemos o mundo que será. E o sentimento de frustração está sempre a bater à porta quando se olha em volta e se vê tanta inércia.
O que ainda vai valendo é a partilha de entusiasmos com pessoas munidas uma juventude eterna e capazes de um optimismo redentor.
Pessoas como tu, amigo.
Um abraço.