O PISA é um estudo internacional sobre os conhecimentos e as competências dos alunos de 15 anos, nomeadamente nas áreas de leitura, matemática e ciências. Os dois primeiros ciclos, realizados em 2000 e 2003, incidiram principalmente sobre as competências de leitura e matemática, respectivamente. Em 2006, cujo relatório foi divulgado há dias, o enfoque foi dado às ciências. Em Portugal o estudo envolveu 173 escolas (sendo 155 públicas e 18 privadas), abrangendo 5.109 alunos com 15 anos, desde o 7.º ao 11.º ano de escolaridade.
Infelizmente, como é habitual, não ficámos bem na fotografia. Ao que parece, os nossos miúdos até revelam elevada auto-confiança nas respectivas capacidades. O problema começa quando têm de demonstrar o que de facto são capazes de fazer... Apesar de algumas melhorias relativamente a anos anteriores, continuamos abaixo da média da OCDE. Há algumas conclusões interessantes: o factor sócio-económico é determinante, os rapazes são ligeiramente melhores do que as raparigas e os alunos com 15 anos que se encontram no 10.º ano (nunca ficaram retidos) têm desempenhos acima da média da OCDE. Como se pode ver no gráfico abaixo, os que estão no 10.º ano até se portam bem, o problema é que temos muitos alunos de 15 anos que já ficaram retidos uma, duas ou mais vezes...
O relatório encontra-se disponível no GAVE, mas pode-se fazer o download directamente aqui (.pdf)
25_Bilhete Postal_JMA_Avaliação pedagógica e currículo: entre a retórica e
as práticas instituídas
-
25_Bilhete Postal_JMA_Avaliação pedagógica e currículo: entre a retórica e
as práticas instituídas
A avaliação sempre esteve no centro de um “o...
Há 3 horas
Sem comentários:
Enviar um comentário