Excessos e pobrezas nos discursos sobre educação

A partir do Terrear, chego a este texto muito interessante do António Nóvoa sobre os excessos e as pobrezas dos diversos discursos sobre a educação. Basta ler o resumo para perceber da pertinência do documento (independentemente de já ter 9 anos, continua actual):

Este artigo procura analisar a “realidade discursiva” que marca grande parte dos textos sobre educação neste final de século. A chave de leitura do artigo é a lógica excesso-pobreza, aplicada ao exame da situação dos professores: do excesso da retórica política e dos mass-media à pobreza das políticas educativas; do excesso das linguagens dos especialistas internacionais à pobreza dos programas de formação de professores; do excesso do discurso científico-educacional à pobreza das práticas pedagógicas e do excesso das “vozes” dos professores à pobreza das práticas associativas docentes. Não recusando um pensamento “utópico”, o autor critica as análises “prospectivas” que revelam um “excesso de futuro” que é, ao mesmo tempo, um “défice de presente”.
A não perder de modo nenhum a parte em que o autor fala "do excesso do discurso científico-educacional à pobreza das práticas pedagógicas", onde a sua análise se revela de assinalável exactidão:
A ligação da Universidade ao terreno (curiosa metáfora!) leva a que os investigadores fiquem a saber o que os professores sabem, e não conduz a que os professores fiquem a saber melhor aquilo que já sabem. A estratégia de desapossar os professores dos seus saberes serve objectivos de desenvolvimento da carreira dos universitários, mesmo que se legitime com o argumento de que serve para o desenvolvimento profissional dos professores.

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