Interactic 2.0







A rede social Ning parece ser uma das favoritas para os que querem trocar experiências online que não se fiquem por fotografias, vídeos e listas imensas de amigos...
Nos últimos meses, encontrei duas redes Ning faladas em português e frequentadas principalmente por professores. Da Escola 2.0 já aqui falei várias vezes em entradas recentes.
A rede INTERACTiC 2.0, fundada por José Paulo Santos - que também dinamiza o blogue Interact, dedicado à utilização dos quadros interactivos - pretende reflectir sobre metodologias de ensino-aprendizagem com recurso às TIC. Dentro de cada rede é possível criar grupos com temáticas mais específicas. No INTERACTiC 2.0 encontram-se, entre outros, grupos dedicados a recursos educativos digitais, quadros interactivos e produção de aplicações educativas. Nota-se que a "casa" ainda está a ser montada mas parece-me ter dimensão suficiente para constituir um núcleo de agregação em torno do qual poderá nascer um belo cristal... (um Químico arranja sempre imagens um pouco estranhas, eh eh eh...)
Segundo se pode ler na página inicial desta rede:

Desejamos demonstrar como é possível criar projectos, procurando integrar as Tecnologias de Informação e Comunicação nos mais variados contextos educativos.
Apresentaremos propostas de planos de aula, metodologias e actividades que promovam o espírito crítico, construtivo e colaborativo junto dos alunos e dos professores, no sentido de promover novas abordagens à aprendizagem e a uma nova cultura de escola.
Gostei particularmente desta "nova cultura de escola". Porque é disso mesmo que se trata e não de "computadores" como ainda muitos continuam (infelizmente) a pensar.
Não perdi tempo e já me inscrevi.

Sem comentários: