O Scribd - como embeber documentos

Vai sendo muito habitual vermos vídeos embebidos nos blogues. O procedimento é simples: copia-se um código no site de partilha de vídeos (YouTube,...) que se cola no HTML do post do blogue.
Mas quando se quer partilhar um documento (do tipo .doc ou .pdf) geralmente usa-se uma ligação para o mesmo e permite-se a leitura e o download a quem o queira ler... se tiver o Word ou o Adobe Reader.
Mas há outra solução que torna possível, à semelhança dos vídeos, embeber o documento no próprio blogue: chama-se Scribd e, não por acaso, também é conhecido por YouTube dos documentos...
O processo de upload dos documentos - que podem ser dos mais variados formatos - é simples, tal como a posterior colocação dos mesmos no blogue.
Para demonstrar as potencialidades do Scribd, deixo de seguida uma entrevista que o Professor Eric Mazur deu à Gazeta da Física. Pode ser lida no próprio blogue ou, melhor ainda, clicando no pequeno botão à direita da barra de botões abre-se uma janela em fullscreen.

4 comentários:

Célia Jordão Alves disse...

Que fixe! Obrigada pela dica!

Fátima André disse...

Já experimentei. Excelente! Muito melhor que outros do mesmo género.

António disse...

Sem dúvida. É até muito mais "leve" do que o Adobe Reader. Gosto particularmente da possibilidade de ver o documento em fullscreen.

Ex-Profª d'@DP do Ex-8ºB disse...

:D

Obrigado!