Podcasting

Hoje, o JN dá algum destaque à utilização do podcasting em contexto de sala de aula (às vezes, os media tradicionais ainda são capazes de nos surpreender...).
Curiosamente, ainda ontem vi na RTP2 uma alusão ao Estúdio Raposa, um blogue do Luís Gaspar, conhecido locutor da televisão. No mesmo é possível encontrar inúmeros podcasts com os mais variados textos de língua portuguesa. Do mesmo Luís Gaspar é o projecto Palavras d'Ouro, site no qual reúne um considerável acervo de textos de autores portugueses e estrangeiros. Muitos desses textos são vocalizados pelo próprio.

Dizer poesia tem muito que se lhe diga...
Sinceramente, não gosto do modo como o Luís Gaspar diz muitos dos poemas. Mas devo ser esquisito. Também nunca gostei muito de ouvir o Vilarett, principalmente os poemas mais íntimos. O épico é que lhe ficava bem. Prefiro o Mário Viegas. Os DVD's com as gravações que fez para a RTP deviam ser oferecidos às escolas... A perfeição só é atingida pelo Luís Miguel Cintra a dizer Ruy Belo! Ou então o Ary a dizer os seus poemas, como este - (clicar na seta azul) O Objecto.

3 comentários:

Menina_marota disse...

Ary... que saudade!!!!!
É pena não ser lembrado mais vezes... :(

Menina_marota disse...

Gosto de ouvir também o Pedro Barroso... não só a cantar, como a dizer os seus poemas. :)

aj disse...

Já agora, acrescento dois poetas que gosto muito de ouvir a dizer os seus poemas: Cesariny e Herberto Helder.
Há anos, ao vivo em Matosinhos, ouvi o Eugénio de Andrade a sussurrar alguns dos seus. Foi lindo.