Notou-se no debate [Prós e Contras, sobre educação] uma ausência de realidade. É evidente que ninguém conhece toda a realidade e não há evidências empíricas que se possam universalizar. Mas tenho para mim que o Ministério conhece a realidade pelo que lhe reportam as estruturas regionais e os papéis que recebe. E o mapa cor-de-rosa que possui pode estar bastante longe de muitos dos contextos reais. A profissão docente é hoje (de forma tendencial) muito mais penalizadora, muito mais intensa, complexa e mais destrutiva, muito mais 'mortal'. E a prazo alguém vai pagar a factura. É certo que "as coisas" vão funcionando, vão "avançando".... mas muito na lógica do "faz-de-conta" e da aparência. Porque no fundo, no fundo só uma política inspirada na implicação, no apoio, no fazer gerar vontades, na celebração autêntica e verdadeira pode gerar resultados duradouros...A factura será paga dentro de poucos anos - quando as escolas tiverem um corpo docente envelhecido, cansado, descrente, injustiçado, vigiado ao mais ínfimo pormenor e que não se sente reconhecido. Em suma - "morto". Para mim, há uma verdade límpida: um professor não é um fabricante de sapatos, o entusiasmo que coloca naquilo que faz é um factor essencial para a qualidade dos seus resultados.
Matias Alves, terrear
Bilhete Postal 8 - Sistema educativo… um sistema difícil de avaliar e de
transformar!
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*Bilhete Postal 8 - Sistema educativo… um sistema difícil de avaliar e de
transformar!*
*Lídia Serra*
Donald Campbell, em 1976, publicou o artigo *A...
Há 18 horas
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