Relatório OCDE sobre Educação - 2007

No relatório de 2007 da OCDE sobre a educação é possível confirmar algumas afirmações recentes de responsáveis políticos, mas também se desmontam alguns mitos.
Por exemplo: os professores em final de carreira ganham relativamente bem; o tempo despendido na escola pelos professores é relativamente baixo (como os dados se reportam ao ano de 2005, pode afirmar-se que, ironicamente, o escasso tempo passado na escola se deve principalmente aos que ganham "relativamente bem", por via das reduções horárias...). Mas há um mito que parece cair por terra neste relatório: os gastos globais com a educação não-superior em Portugal estão abaixo da média da OCDE.
Em suma: parece que os professores no início e meio de carreira terão de pagar a factura do "forrobodó" que imperou durante muitos anos nas escolas portuguesas...
Quer-me parecer que esta lógica se pode estender a todo o país: os que têm menos de - digamos - 50 anos vão pagar fortemente o luxuoso banquete que os seus pais encomendaram nos anos 80 e 90.

Sem comentários: