Google Docs tem centenas de modelos (templates)

O Google Docs, serviço de office online, vai acrescentando novas características a um ritmo interessante, mas sem nunca deixar o utilizador desorientado com mudanças radicais de organização do interface. Recentemente, foi acrescentada a possibilidade de trabalhar nos documentos em offline, ou seja, mesmo que não se tenha acesso à net, podemos fazer as alterações pretendidas e, quando o acesso for possível, o sistema faz uma sincronização automática. ;-)

Esta semana, mais uma novidade - templates for the people! E não são meia dúzia deles, são literalmente dezenas. Para documentos escritos (tipo Word), para apresentações e (principalmente) para folhas de cálculo. Neste último caso é possível encontrar um modelo de folha de cálculo para quase tudo o que nos lembremos - até para essa cena tão old fashion que são as listas e os álbuns de casamento. Querem ver um exemplo? Está aqui.

No vídeo abaixo, alguma malta que trabalha para o Google explica como faz para manter as finanças na ordem usando uma folha de cálculo. E parecem felizes...



Com estas ferramentas a ficarem cada vez mais robustas, as ligações à net cada vez mais rápidas e ubíquas e os portáteis a ficarem efectivamente portáteis (quer no tamanho, quer no preço...), tudo se conjuga para que o velho sonho da Sun - que agora dá pelo nome de cloud computing - se venha a concretizar em breve... Já agora, deixo abaixo uma reportagem da Globo sobre o assunto, na qual é entrevistado Eric Schmidt, CEO da Google.

Sem comentários: