Do Futuro, segundo Raymond Kurzweil

Um interessante vídeo da RTE com uma entrevista a Raymond Kurzweil, um dos pensadores mais conceituados da actualidade. Fala-se do futuro próximo e da integração do biológico e do orgânico. Onde, a certo ponto, se pergunta "o que é ser humano?" - o conhecimento do passado e a perspectiva do futuro como agentes pacificadores do presente...

Vídeo retirado do canal "Redes", da Blip.tv.

2 comentários:

IC disse...

Não tenho dúvidas de que o futuro trará extraordinários progressos para a vida humana sobretudo no domínio da saúde e das deficiências físicas. Mas, para além deste aspecto, acho o futuro terrivelmente assustador. Inteligência superhumana?? Aliás, a ideia que se lê no início do vídeo - O futuro: a fusão da alma e da tecnologia - parece-me assustadora, terrível.
Enfim... já cá não estarei para ver ;)

António disse...

É curioso, Isabel, como neste particular temos sensibilidades tão diferentes. Para mim a ideia de uma inteligência que se autonomiza do corpo orgânico que lhe deu origem é tremendamente sedutora. Uma espécie de vingança do pensamento sobre as contingências biológicas... Acho que a essência do humano é tudo o que está para lá do corpo.
Mas atenção, sou suspeito porque estou quase careca, tenho engordado e, portanto, ando ressentido com a biologia. eh eh eh... ;-)